13 de set. de 2008


Arjen Lucassen, a mente altamente criativa por trás do Ayreon se superou dessa vez. Segundo ele mesmo, em meio a problemas pessoais e sofrendo de depressão, juntou forças, criou um monstro musical, e recrutou mais de uma dezena dos melhores vocalistas da cena do metal mundial para domá-lo. 01011001 conta com uma lista de vocalistas de impressionar qualquer um: Daniel Gildenlöw (Pain of Salvation), Tom Englund(Evergrey), Hansi Kursh(Blind Guardian), Anneke van Gielsbergen(Agua de Annique, ex-the Gathering), Jorn Lande(ex-Ark, ex- Masterplan), Ian Anderson (Jethro Tull) Simone Simmons (ex-Epica), Jonas Renske (Katatonia) só para citar, porque não são só esses nomes de peso presentes. Sem esquecer dos instrumentistas Kevin Moore(ex-Dream Theater) nos teclados e Michael Romeo (Symphony X) nas guitarras.
A sonoridade é a clássica marca do Ayreon, com instrumentais progressivos, complexos e harmoniosos, e um trabalho vocal impecável, como não podia ser diferente, mas mais uma vez créditos pra Lucassen que conseguiu coordenar e combinar com perfeição essa tropa de cordas-vocais-de-ouro. O nome curioso do álbum significa o número 89 em código binário que representa letra Y no código ASCII. E "Y" é o nome do planeta natal de Forever of the Stars, o que já de cara amarra o conceito do Ayreon novamente à saga interestelar de Forever, ao contrário da proposta alternativa que usou em The Human Equation.
Traduzindo: 01011001 é mais uma obra de arte de Lucassen e eu arriscaria a dizer que está no mesmo patamar, senão, um pouco acima de Human Equation, o que significa o melhor álbum do Ayreon!


Namaste!

1 comentários:

Toribio Gubert disse...

Cara baixei duas vezes o CD um do Ayreon e quando abro o arquivo Rar da mensagem de erro. Diz que o arquivo é desconhecido ou está corrupt, eu vou tentar baixar outra vez, mas já deixo aqui a mensagem de aviso.

Postar um comentário