30 de jul. de 2008


Todos sabem da dificuldade que nos são apresentadas ao fazer um cover da banda Iron Maiden. Mas com um pouco de dedicação você consegue cobrir tudo e fazer um cover decente, não que ele chegue perto do original, mas ficar ao menos parecido. A Nuclear Blast fez isso muito bem, colocou bandas competentes para fazer covers fiéis às músicas originais (com exceção de duas ou três bandas que cagaram no penico) e fizeram o excelente tributo de 2003.
Mas e quando a intenção não é essa? Quando uma banda tem carta branca para modificar uma música a certo ponto de ela perder sua originalidade? Pois é. Em Maiden Heaven foi isso que aconteceu. Não que os covers sejam ruins em sua totalidade, mas muitas das músicas perderam sua essência original a tal ponto de serem consideradas lixo por vários fãs, tanto do Iron tanto das bandas se prestaram a fazer o cover.
Em vários anos de Metal, sempre possuem as bandas que se destacam e ganham legiões de fãs... assim é com o Iron Maiden, assim é com o Metallica e assim é com a mídia. E sempre no meio dessa legião toda, você encontra revistas especialiazadas, gravadoras sedentas por dinheiro lançando um álbum de covers de determinada banda famosa. E sempre, nesse meio, tiramos uma lição interessante: sempre tem um idiota para estragar um caça níqueis. E isso acontece nessa coletânea de covers do Iron da Kerrang.
Temos bandas desconhecidas fazendo um trabalho horrível, bandas famosas fazendo um trabalho medíocre, bandas famosas fazendo um trabalho estupendo e bandas desconhecidas chutando bundas caídas.
O cover de The Trooper (Cohhed and Cambria) é inaudível, Two Minutes to Midnight (Glamour of the Kill) está um bagaço e Run to the Hills (Sign) mais parece uma boy band falando sobre os índios americanos, o começo parece Linkin Park! Não que eu não gosto, mas esse tipo de atitude não cabe para este tipo de trabalho. A Devildriver estragou uma das mais emocionantes músicas do Iron. O que estes caras estão pensando?
Em contrapartida, o Metallica (com Remember Tomorrow, uma das melhores do CD) faz um bom trabalho, o Trivium (com Iron Maiden) detonou, o Machine Head reinterpretou Hallowed Be Thy Name de forma fantástica, o Black Tide fez a música ainda melhor (aliás, parabéns para eles) e até aquele cover esquisito de Wrathchild da banda Gallows cumpre bem o seu papel.
O Dream Theater com (To Tame a Land) não conta muitas novidades e nem o Avenged Sevenfold que fez um cover excelente de Flash of the Blade, já muito conhecido pela galera no Youtube.
Maiden Heaven mereceria um 6; mas devido à sua falsa promessa de qualidade merece um 4. Não é um CD ruim em sua totalidade, mas em metade dela sim. Isso porque me parece que a Kerrang! não soube escolher as melhores bandas para cobrir este tipo de álbum da forma correta. A artwork dá aquela enganadinha básica.
Mais baixe... Black Tide, Metallica, Trivium e Dream Theater já compensam esse CD desastroso.
E sobre aquele outro cover estranho do Ghostlines... ficou muito diferente... gostei de certa forma.

Avante!

Download I
Download II

senha: www.mediaportal.ru

0 comentários:

Postar um comentário